post

Python pt-br:Apendice Sobre

Contents

Cólofon

Quse todos os softwares que eu usei na criação deste livro são softwares livres e abertos.

Nascimento do Livro

No primeiro esboço deste livro, eu usei Linux Red Hat 9.0 como a fundação da minha estrutura e no sexto esboço eu usei Linux Fedora Core 3 como a base do meu esquema.

Inicialmente, eu estava usando KWord para escrever o livro (como explicado em Lição de História no prefácio).

Era Adolescente

Mais tarde, eu mudei para DocBook XML usando Kate mas eu achei muito monótono. Assim, eu mudei para OppenOffice, que era excelente com o nível de controle que fornecia para formatação, assim como a geração de PDF, mas produzia um péssimo HTML do documento.

Finalmente, eu descobri XEmacs e reescrevi o livro desde o começo em DocBook XML (novamente) depois de decidir que aquele formato era a solução de longo prazo.

No sexto esboço, eu decidi usar Quanta+ para realizar toda a edição. As stylesheets que vieram junto com o Linux Fedora Core 3 foram utilizadas, assim como as fontes padrão. Entreanto, eu havia escrito um documento CSS para fornecer cor e estilo às páginas HTML. Eu havia escrito também um analisador léxico grosseiro, em Python, que automaticamente forneceu ênfase na sintaxe para as todas as listagens dos programas.

Agora

Para este sétimo esboço, eu estou usando MediaWiki como a base do meu setup. Agora, eu edito tudo online e os leitores podem diretamente ler/editar/discutir dentro do site wiki.

Eu ainda uso Vim para edição graças a ViewSourceWith extensão para Firefox que integra-se com Vim.

Sobre o Autor

http://www.swaroopch.com/about/