post

Python pt-br:Prefacio

Python é provavelmente uma das poucas linguagens de programação que são ao mesmo tempo simples e poderosas. Isso é bom tanto para iniciantes quanto para programadores avançados e, mais importante, é divertida de programar. Este livro visa ajudá-lo a aprender essa linguagem maravilhosa e mostrar como fazer as coisas de modo rápido e indolor – de fato ‘O Antídoto Perfeito para seus problemas de programação’.

Contents

A Quem Se Destina Este Livro

Este livro serve como guia ou tutorial da linguagem de programação Python. Ele é destinado principalmente a iniciantes, mas é também é útil para programadores experientes.

O objetivo é que, se tudo o que você sabe sobre computadores é como salvar arquivos de texto, então você possa também aprender Python com este livro.

Se você tem experiência prévia com programação, pode se interessar pelas diferenças entre Python e sua linguagem de programação favorita – coloquei em destaque muitas delas. No entanto, uma pequena advertência: logo Python vai se tornar sua linguagem de programação favorita!

Lição de História

Primeiramente, eu iniciei no Python quando eu precisei escrever um instalador para um programa que eu escrevi chamado ‘Diamond’, para que eu pudesse instalá-lo facilmente. Eu tive que escolher entre as referências Python e Perl para a biblioteca Qt. Eu fiz algumas pesquisas na internet e encontrei um artigo onde Eric S. Raymond, um hacker famoso e respeitado, falou como o Python tornou-se sua linguagem de programação favorita. Eu também descobri que as referências PyQt eram mais maduras quando coparadas às Perl-Qt. Assim, eu decidi que o Python era a melhor linguagem para mim.

Logo, eu comecei a pesquisar por um bom livro sobre Python. Eu não consegui encontrar nenhum! Eu achei alguns livros da O’Reilly, mas eles ou eram muito caros ou pareciam mais com um manual de referência do que com um guia. Assim, eu optei pela documentação que vinha com o Python. Entretanto, ela era muito breve e pequena. Eu tive uma boa noção sobre o Python, mas não era completa. Eu me saí bem, pois eu tinha uma experiência prévia em programação, mas a documentação era inadequada para novatos.

Cerca de seis meses após a minha primeira luta com o Python, eu instalei a (até então) última distribuição Linux, Red Hat 9.0, e eu estava aprendendo entusiasmado o KWord. Eu o adorei e imediatamente tive a idéia de escrever alguma coisa em Python. Eu comecei escrevendo umas poucas páginas, mas elas tornaram-se rapidamente um documento de 30 páginas. Então, eu tornei séria a idéia de transformá-lo em algo mais útil na forma de um livro. Após uma “grande quantidade” de reescritas, o livro atingiu um estágio onde ele se tornou um guia útil de aprendizado da linguagem Python. Eu considero que este livro é minha contribuição e meu tributo à comunidade do código fonte aberto.

Este livro começou a partir das minhas notas pessoais em Python e eu ainda o considero da mesma maneira, embora eu tenha consumido muito esforço para torná-lo mais agradável aos outros.:)

No espírito verdadeiro do código fonte aberto, eu recebi muitas sugestões construtivas, críticas e comentários de leitores entusiastas que me ajudaram muito a melhorar este livro.

Status do Livro

As mudanças desde a última grande revisão de Março de 2005 são referentes à atualização para o lançamento do Python 3.0 (esperado para Agosto/Setembro de 2008). Uma vez que a linguagem Python 3.0 em si ainda não foi finalizada/disponibilizada, este livro estará passando por constantes mudanças. No entanto, de acordo com o espírito da filosofia open source do “Release Early, Release Often” (entregar cedo e com freqüência), o livro atualizado foi lançado e está sendo atualizado constantemente.

O livro precisa da ajuda de leitores como vocês para apontar quaisquer partes do livro que não estejam boas, incompreensíveis ou simplesmente erradas. Por favor, escreva para o autor principal ou para os respectivos tradutores com seus comentários e sugestões.

É um esforço constante equilibrar este livro entre as necessidades dos iniciantes e a tendência no sentido de completude da informação. Seria útil se os leitores também dessem sua opiniao sobre o quanto este livro deve se aprofundar.

Site Oficial

O site oficial do livro é http://www.swaroopch.com/notes/Python . No site você pode ler o livro na íntegra ou pode baixar as suas últimas versões e também me enviar sua opinião.

Licença

  1. Este livro é licenciado sob a licença Creative Commons Attribution-Noncommercial-Share Alike 3.0 Unported.
    • Isto significa que:
      • Você é livre para Compartilhar, isto é, distribuir e transmitir este livro.
      • Você é livre para Remixar, isto é, adaptar este livro.
    • Sob as seguinte condições:
      • Atribuição. Você deve atribuir o trabalho da maneira especificada pelo autor ou licenciador (mas não de forma a sugerir que eles endossam você ou o uso que fizer deste livro).
      • Uso não comercial. Você não pode usar este livro para fins comerciais.
      • Compartilhamento pela mesma Licença. Se você alterar transformar ou se basear neste trabalho, você só pode distribuir a obra resultante por esta mesma licença.
    • Para qualquer reuso ou distribuição, os termos de licença deste livro devem estar claros.
    • Qualquer uma das condições acima pode ser desconsiderada caso você obtenha a permissão do detentor dos direitos.
    • Nada nesta licença limita ou restringe os direitos morais do autor.
  2. A atribuição deve ser exibida através de link para http://www.swaroopch.com/notes/Python e a indicação clara de que o texto original pode ser obtido neste local.
  3. Todo o código/scripts fornecidos neste livro estão licenciados sob a 3-clause BSD License, a menos que indicado de outro modo.
  4. Contribuições voluntárias para este livro original devem estar sob esta mesma licença e o copyright deve ser atribuído para o autor principal deste livro.

Feedback

Coloquei um bocado de esforço para fazer este livro o mais interessante e preciso quanto foi possível. No entanto, caso você ache que alguma parte do material esteja inconsistente, incorreta ou simplesmente precise melhorar, então por favor me informe, para que eu possa fazer as melhorias cabíveis. Você pode me contactar através da minha página de usuário.

Algo Para Pensar

Existem duas maneiras de construir um projeto de software: uma é fazê-lo tão simples a ponto de que, obviamente, não haja deficiências; a outra é fazê-lo tão complicado de modo que não haja deficiências óbvias.

— C. A. R. Hoare

Sucesso na vida é menos uma questão de talento e oportunidade quanto é de concentração e perseverança.

— C. W. Wendte