post

Vim pt br:Preface

Sobre o Vim

Vim é um programa de computador usado para a escrita, o qual fornece uma gama de característica para ajudar você a escrever melhor.

Por que Vim?

Encaremos, é muito raro produzir um bom trabalho escrito da primeira vez. O mais provável é que você continue editando o trabalho frequentemente até que ele torne-se ‘bom’.

Como dito uma vez por Louis Brandeis:

“Não há uma excelente escrita, somente uma excelente reescrita”

Fazendo essas numerosas mudanças de maneira rápida seria muito mais fácil se tivéssemos um editor capaz de nos ajudar, e isso é “exatamente” onde o Vim brilha, ele é de longe melhor quando comparado com a maioria dos editores de texto plano e editores de processamento de texto.

Porque escrever esse livro?

Eu tenho usado Vim desde que aprendi a usar o antigo editor vi, durante aulas de Unix. Vim é um dos poucos softwares que eu uso quase 10 horas por dia. Eu sabia que havia muitas características que eu nao conhecia e que poderiam ser potencialmente úteis para mim, assim um dia eu comecei a explorar o Vim de pouco a pouco.

Para cristalizar meu entendimento e para ajudar outro a também explorarem o Vim, eu comecei a escrever uma coleção de notas, e chamei-as de livro.

Alguns dos princípios que eu tentei manter em mente enquanto estava escrevendo essas notas são:

  1. Literatura simples. A qual será importância será reforçada varias vezes no texto.
  2. Enfase em exemplos e “how-to”.
  3. The one-stop shop for readers to learn Vim – from getting started to learning advanced stuff.
  4. Fazer o usuário entender como executar tarefas na maneiro do Vim – de modos a buffers a customização. Muitas pessoas aprendem somente os comandos básicos do vi e não se atentam a aprender tudo o que existe além disso. Aprender tais conceitos é um o ponto crucial, com eles usuários comuns tornam-se usuários “hardcore” de Vim, i.e., Vimmers, ou seja, ele extraem o máximo do Vim, que é a intenção desse livro.
  1. A lot of things are documented and stored here as a reference for people such as how to use Vim as an IDE, etc. There are various ways of doing it and instead of the user struggling to figure out which plugins to try out, the book already has the basic background work already for the reader.
  1. Somente suficiente informação para fazer você entender e usar, nem tudo é necessário.(Principio de Pareto)

Advertisements